ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Sendo a escola o primeiro espaço de prática de cidadania do aluno, o Colégio São Mateus possui uma matriz curricular, com os conteúdos das diversas disciplinas, inter-relacionados e vinculados de elementos da vida pessoal, social e cultural e estratégias de aprendizagem que permitem o desenvolvimento de competências, tais como:
• Buscar, selecionar e organizar informações;
• Propor soluções para problemas cotidianos;
• Ser capaz de trabalhar em equipe;
• Saber comunicar-se;
• Fazer uso dos conhecimentos adquiridos para elaborar críticas;
• Ser capaz de relacionar diferentes fenômenos dentro de uma disciplina.
Assim, construindo um pensamento orgânico, capaz de conceber o todo como produto de interação das partes que o compõe, ou seja, o currículo, enquanto instrumentação da cidadania democrática, contempla conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitam o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana:
• A vida em sociedade;
• A atividade produtiva;
• A experiência subjetiva.
Nessa perspectiva, incorporam-se como diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular as quatro premissas apontadas pelo UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea:
• Aprender a conhecer;
• Aprender a fazer;
• Aprender a viver;
• Aprender a ser.
ÁREAS DO CONHECIMENTO
Tomando por base as orientações das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, os currículos estão organizados em três áreas:
• Ciências da Natureza;
• Matemática e suas Tecnologias, Linguagens - Códigos e suas Tecnologias;
• Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Cada uma dessas áreas comporta um conjunto de conhecimentos sistematizados e o que se pretende é um aprendizado em que o aluno perceba que os saberes disciplinares que compõem cada área, com o grau de especificidade que apresentam, é parte importante da cultura de nossos tempos, além das inter-relações entre os diversos fenômenos estudados, que permitirá ao aluno uma visão concreta de mundo.
Como as três áreas de ensino apresentam interfaces, é possível identificar campos comuns a todas elas, em que se agrupam competências e habilidades de cada uma. Assim, para todas as áreas e para cada uma delas, há um conjunto de competências e habilidades de caráter específico.
AVALIAÇÃO
A avaliação, em nosso entender, vai além do controle externo do aluno, mediante notas ou conceitos, é compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. Acontece de forma contínua e sistemática, por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
No Colégio São Mateus, a avaliação serve de subsídio para o professor refletir continuamente sobre sua prática, a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos e ajustados para o processo de aprendizagem individual ou grupal.
Nessa perspectiva, a avaliação ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e não somente após o fechamento de etapas do trabalho, contribuindo para que a tarefa educativa tenha sucesso.
O aproveitamento dos nossos alunos, em todas as áreas de estudo, é comunicado aos pais através do boletim do aluno no final de cada período e, quando necessário, através de encontros com coordenação, professor e o responsável pelo aluno.
O Ensino Médio faz parte de uma longa etapa, por isso contribui para a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno como objeto de conhecimento.
É imprescindível nesse processo valorizar o aprender contínuo e a troca constante aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considere a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.
PROJETOS
Colégio São Mateus pensando no futuro do aluno!
• Orientação Profissional;
• Projetos de Responsabilidade Social;
• Estudo do Meio Ambiente;
• Viagens de integração e socialização;
• Visitas a exposições, mostras culturais e eventos.